O massacre praticado por Israel, que o Estado Judeu quer esquecer.

Por wikipedia – Editado p/Cimberley Cáspio

thepalestineyoudontknow: </ p> <p> Lembrando o 54º aniversário do massacre de Israel em Kafr Qasim </ p> <p> Em 29 de outubro de 1956, durante a Crise de Suez, a Polícia de Fronteiras israelense começou às 4 da tarde o que eles chamavam de tour na cidade de Kafr Qasim (também conhecida como Kafr Qassem, Kufur Kassem e Kafar Kassem).  Eles disseram aos Mukhtars (vereadores) da cidade que o toque de recolher daquele dia em diante deveria começar das 17h às 6h da manhã seguinte.  Eles chegaram a Kafr Qasem por volta das 16h45 e informaram o Mukhtar, que protestou que há cerca de 400 moradores trabalhando fora da cidade e não há tempo suficiente para informá-los sobre os horários do toque de recolher.  Um policial assegurou que eles seriam atendidos. <br /> Os guardas esperaram na entrada da cidade.  43 Os habitantes de Kafr Qasem foram massacrados a sangue frio pelo exército quando retornavam do trabalho.  O crime deles violava o toque de recolher que eles não conheciam.  Na entrada norte da cidade, 3 foram mortos e 2 foram mortos dentro da cidade.  Entre os mortos estavam homens, mulheres e crianças.  Lutanat Danhan estava em turnê na área em seu jipe ​​relatando o massacre, em seu wireless ele disse "menos 15 árabes" depois de um tempo sua mensagem no rádio para seu QG era "é difícil contar." (X) <br /> nós NUNCA esqueceremos .. NUNCA perdoaremos!

Aproximadamente 1/3 das audiências foram mantidas em segredo, e a transcrição nunca foi publicada. De acordo com o jornalista Rubik Rosenthal , o tribunal recebeu descrições de um plano secreto chamado Operação Hafarperet (“toupeira”) para expulsar os árabes do Pequeno Triângulo em caso de uma guerra com a Jordânia. No entanto, Rosenthal não encontrou evidências de que as mortes fossem parte do plano ou de qualquer forma pré-planejadas.

No primeiro dia da Guerra de Suez , o serviço de inteligência de Israel esperava que a Jordânia entrasse na guerra do lado do Egito .  Atuando com essa inteligência, os soldados estavam posicionados ao longo da fronteira israelense-jordaniana.

De 1949 a 1966, os cidadãos árabes eram considerados por Israel como uma população hostil , e os principais centros populacionais árabes eram governados por administrações militares divididas em vários distritos. Como tal, vários batalhões da Polícia de Fronteiras de Israel, sob o comando do comandante da brigada das Forças de Defesa de Israel , coronel Yissachar Shadmi, foram ordenados a preparar a defesa de uma seção próxima à fronteira oficialmente conhecida como Distrito Central e coloquialmente como o Triângulo . Continha sete aldeias perto da fronteira, não longe de Tel Aviv , onde moravam cerca de 40.000 cidadãos árabes israelenses. Era considerado um ponto estrategicamente fraco por Israel e regularmente patrulhado por soldados para deter a infiltração de fedayin e outros árabes do outro lado da fronteira.

Em 29 de outubro de 1956, o exército israelense ordenou que todas as aldeias árabes perto da fronteira com a Jordânia fossem colocadas sob o toque de recolher das 5 da tarde às 6 da manhã do dia seguinte. Qualquer árabe nas ruas deveria ser baleado. A ordem foi dada às unidades de polícia de fronteira antes que a maioria dos árabes das aldeias fosse notificada. Muitos deles estavam no trabalho na época. Naquela manhã, Shadmi, que estava encarregado do Triângulo, recebeu ordens para tomar todas as medidas de precaução para garantir a tranquilidade na fronteira jordaniana. Por iniciativa de Shadmi, o toque de recolher oficial das doze aldeias sob sua jurisdição foi alterado em relação às horas regulares. Shadmi então reuniu todos os comandantes de batalhão de patrulha de fronteira sob seu comando, e supostamente ordenou que eles “atirassem à vista” para qualquer povo violando o toque de recolher. Uma vez dada a ordem, o comandante de um dos batalhões de Shadmi, o major Shmuel Malinki, que estava encarregado da unidade da Guarda de Fronteira na aldeia de Kafr Qasim, perguntou a Shadmi como reagir àqueles aldeões que não sabiam do toque de recolher.

Malinki mais tarde testificou da seguinte forma:

‘[Shadmi disse] qualquer um que deixasse sua casa seria baleado. Seria melhor se na primeira noite houvesse “uns poucos assim” e nas noites seguintes eles fossem mais cuidadosos. Eu perguntei: e quanto ao destino dos civis árabes?  Eles podem voltar para a aldeia à noite do vale, dos assentamentos ou dos campos, e não saberão do toque de recolher na aldeia – suponho que eu tenha sentinelas nas proximidades da aldeia? Para este Coronel, Issachar respondeu com palavras cristalinas: “Não quero sentimentalismo e não quero prisões, não haverá prisões”. Eu disse: ‘Mesmo assim?’ Ao que ele me respondeu em árabe , Allah Yarhamu , que eu entendi como equivalente à frase hebraica, ‘Bendito seja o verdadeiro juiz’ [disse ao receber a notícia da morte de uma pessoa] ‘.

Shadmi, no entanto, negou que a questão dos retornados tenha surgido em sua conversa com Malinki.

Malinki emitiu uma ordem semelhante às forças de reserva ligadas ao seu batalhão, pouco antes do toque de recolher: “Nenhum habitante poderá sair de casa durante o toque de recolher. Qualquer pessoa que deixar a sua casa será morta; não haverá prisões”. (ibid., p. 141)

As novas regulamentações do toque de recolher foram impostas na ausência dos trabalhadores, que estavam no trabalho e desconheciam as novas regras.  Às 16h30, o mukhtar (prefeito) de Kafr Qasim foi informado do novo tempo. Ele perguntou o que aconteceria com os cerca de 400 moradores trabalhando fora da aldeia nos campos que não estavam cientes do novo tempo. Um oficial garantiu que eles seriam protegidos. Quando a notícia da mudança do toque de recolher foi enviada, a maioria retornou imediatamente, mas outras não o fizeram.

Entre 17h e 18h30, em nove incidentes de tiroteio separados, o pelotão liderado pelo tenente Gabriel Dahan que estava estacionado em Kafr Qasim matou dezenove homens, seis mulheres, dez adolescentes (14-17 anos), seis meninas (idade 12-15), e sete meninos (idade 8-13), que não chegaram em casa antes do toque de recolher.  Um sobrevivente, Jamal Farij, lembra-se de chegar à entrada da aldeia em um caminhão com 28 passageiros:

Nós conversamos com eles. Perguntamos se eles queriam nossos cartões de identidade. Eles não fizeram. De repente, um deles disse: “Corte-os” – e eles abriram fogo sobre nós como uma inundação. 

Um soldado israelense, Shalom Ofer, admitiu mais tarde: “Agimos como alemães nazistas automaticamente, não pensamos”, mas nunca expressou remorso ou arrependimento por suas ações.

Os muitos feridos ficaram desacompanhados e não puderam ser socorridos por suas famílias por causa do toque de recolher de 24 horas. Os mortos foram recolhidos e enterrados em uma vala comum pelos árabes, levados para esse fim, da aldeia vizinha de Jaljuliya . Quando o toque de recolher terminou, os feridos foram apanhados nas ruas e levados de caminhão para os hospitais.

Nenhum aldeão em outras aldeias sob o controle de Shadmi foi baleado, porque os comandantes locais deram ordens diretas para desobedecer as ordens de Shadmi e Malinki, mantendo fogo. Além disso, entre os pelotões estacionados em Kafr Qasim, apenas o liderado por Dahan abriu fogo.

A notícia do incidente vazou quase imediatamente. No entanto, foram necessários dois meses de lobby dos membros comunistas do Knesset, Tawfik Toubi e Meir Vilner , e membros da imprensa, antes de o governo levantar o blecaute da mídia imposto por David Ben-Gurion . Enquanto isso, o governo começou a realizar um inquérito interno, envolvendo, entre outros, a Divisão de Investigações Criminais da Polícia Militar .  Para limitar a publicidade, um cordão militar foi mantido em torno da vila durante meses, impedindo que os jornalistas se aproximassem.

Após protestos públicos, onze policiais da fronteira e soldados envolvidos no massacre foram acusados ​​de homicídio. Em 16 de outubro de 1958, oito deles foram considerados culpados e condenados a penas de prisão. Malinki recebeu 17 e Dahan 15 anos de prisão. O tribunal colocou grande ênfase na responsabilidade fundamental de Shadmi, embora este último não fosse um réu. Shadmi foi posteriormente acusado também, mas sua audiência judicial separada (29 de fevereiro de 1959) encontrou-o inocente de assassinato e apenas culpado de estender o toque de recolher sem autoridade. Seu castigo simbólico, uma multa de 10 prutot , ou seja, um grunhido (um centavo israelense), o valor de uma vida árabe, tornou-se uma metáfora padrão no debate polêmico israelense.  O fato de que outros comandantes locais perceberam que tinham que desobedecer a ordem de Shadmi foi citado pelo tribunal como uma das razões para negar a alegação de Dahan de que ele não tinha escolha. Nenhum dos oficiais cumpriu os termos de suas sentenças. 

O tribunal de apelação (3 de abril de 1959) reduziu a sentença de Malinki para 14 anos e de Dahan para 10. O Chefe de Pessoal reduziu-os para 10 e 8 anos, então o presidente israelense Yitzhak Ben-Zvi perdoou muitos e reduziu algumas sentenças para 5 anos cada. Finalmente, o Comitê para Liberação de Detentos ordenou a remissão de um terço das sentenças de prisão, resultando na saída de todos os condenados da prisão em novembro de 1959.  Logo após sua libertação, Malinki foi promovido e encarregado de segurança para o centro secreto de pesquisa nuclear de Negev . Em 1960, Dahan foi encarregado de “Assuntos Árabes” pela cidade de Ramla . [18]

O julgamento de Kafr Qasim considerou pela primeira vez a questão de quando o pessoal de segurança israelense é obrigado a desobedecer ordens ilegais . Os juízes decidiram que os soldados não têm a obrigação de examinar detalhadamente toda e qualquer ordem quanto à sua legalidade, nem têm o direito de desobedecer ordens apenas por um sentimento subjetivo de que podem ser ilegais. Por outro lado, algumas ordens eram manifestamente ilegais e devem ser desobedecidas. As palavras do juiz Benjamin Halevy , ainda muito citadas hoje, foram

A marca da manifesta ilegalidade é que ela deve agitar como uma bandeira negra sobre a ordem dada, um aviso que diz: “proibido!” A ilegalidade não formal, obscura ou parcialmente obscura, não ilegalidade que pode ser discernida apenas por estudiosos do direito, é importante aqui, mas sim, a clara e óbvia violação da lei … Ilegalidade que perfura os olhos e revolta o coração, se  o olho não é cego e o coração não é impenetrável ou corrupto – essa é a medida da ilegalidade manifesta necessária para anular o dever do soldado de obedecer e para impor-lhe responsabilidade criminal por sua ação. ” [19]

O incidente foi parcialmente responsável por mudanças graduais na política de Israel em relação aos cidadãos árabes de Israel . Em 1966, a administração militar foi abolida.

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Kafr_Qasim_massacre

https://occupiedpalestine.wordpress.com/2010/10/29/remembering-the-54th-anniversary-of-the-israeli-massacre-in-kafr-qasim/

 

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